O que é Cartonagem ?

o que é cartonagem

O que é cartonagem?
Mesmo depois de mais de 12 anos de atividade e experiência com a Cartonagem eu sempre ouço esta pergunta.

A Cartonagem ou Cartonagem Artesanal é uma técnica de artesanato que usa o papelão cinza ou cartão cinza, tecido e cola para fazer as mais diversas peças.

Com certeza, a peça mais tradicional e famosa da cartonagem é a caixa livro que faz parte do grupo das caixas de cartonagem. Também é possível confeccionar maleta de cartonagem, frasqueiras, carteira de cartonagem, bolsas, fichários, álbum, bloquinhos, organizadores de gavetas, porta trecos, calendário (veja a aula aqui), quadros e molduras, porta recados, porta chaves…. Letras 3D e pensa que acabou? Com treino e técnica dá para fazer o que você imaginar.

Conheça o Papelão para Cartonagem e os seus detalhes aqui

Veja a Aula da Carteira em Cartonagem aqui

Neste post eu vou te apresentar as possibilidades da cartonagem, o que pode ser feito com cartonagem em cada etapa de aprendizado da técnica.

Caixa livro em Tecido verde e marrom feita em cartonagem artesanal

Caixa livro em cartonagem – Recebe este nome pois depois de acabada fica parecendo um livro de capa dura.

Dá deu pra perceber que você pode fazer um monte de coisa bacana usando a técnica de cartonagem?

Eu mesma me surpreendo a cada dia com uma invenção nova! É uma delícia!

Diferente de outras técnicas que muitas vezes você não tem muita flexibilidade de criação, a Cartonagem te dá liberdade para criar as suas peças de forma totalmente personalizada.

Eu fico o tempo todo observando no dia a dia tudo que eu posso aplicar e transformar em técnica de cartonagem.

Como Fazer Cartonagem?

Como tudo na vida sempre tem um jeito melhor e até mais fácil de aprender, e com a cartonagem não é diferente.

O que eu vou te passar aqui não é a lei, mas depois de tantos anos ensinando a técnica, eu pude observar quem tem mais sucesso e quem tem menos sucesso aprendendo cartonagem e o que você vai aprender nestas linhas de texto é o que eu julgo o melhor caminho para aprender cartonagem de forma correta e divertida.

O importante é entender que quando se está começando em uma técnica de artesanato somos como “Bebê” que precisa de treino e atenção, então para que a cartonagem seja sempre divertida é ideal começar da forma correta.

As pessoas sempre me procuram querendo aprender cartonagem, e desejam começar pelas maletas de cartonagem e eu até entendo este desejo porque elas são lindas e apaixonantes, mas definitivamente este não é o caminho e você pode ver o encanto acabar se persistir por esse caminho.

O ideal é você começar com um artesanato facil para que assim alcance seus primeiros resultados e cada vez mais se motive a fazer algo melhor.

Outra opção que ajuda muito é o uso do kit de cartonagem para começar, já que cortar o papelão não é o melhor para o primeiro aprendizado na cartonagem assim, se você utilizar os kits de cartonagem pelo menos no começo, vai aproveitar muito mais o seu aprendizado e no futuro, no momento certo, você vai aprender a cortar seus próprios kits.

Em nossa loja você encontra os melhores Kits de Cartonagem

Se você nunca fez cartonagem, mas deseja começar, o ideal é começar por uma peça bem fácil, com os fundamentos básicos para sentir o gostinho mesmo e já sair com sua primeira peça pronta, de forma fácil e divertida.

Veja a Cartonagem Passo a Passo na aula “Primeira Peça em Cartonagem”

Nesta aula você vai aprender como fazer cartonagem passo a passo.

Somente depois de passar por algumas peças mais fáceis é que você vai passar para peças mais complexas como a caixa livro.

Aula de Cartonagem Passo a Passo sua primeira conquista.

Material Para Cartonagem

Os materiais para cartonagem são bem simples, basicamente papelão cinza ou papelão holler como é conhecido, cola branca do tipo PVA e o tecido 100% algodão.

Quando se fala de cartonagem sempre vem a pergunta: qual papel usar para cartonagem?

O papelão cinza tem o nome técnico de Cartão Cinza, mas se tornou muito conhecido por Papel Holler ou Papelão Holler que é o nome do Fabricante do material (Embora o nome correto do fabricante seja Hörlle ou seja deveria ser Papel Horlle)

Ele é encontrado em diversas medidas e espessuras e dependendo do tipo de trabalho ou peça que se deseja fazer ele pode mudar de espessura. Eu tenho uma aula onde explico os tipos de papelão, onde você pode encontrar e comprar, quais as espessuras existentes e quando você utiliza cada uma delas

Veja a aula sobre Papelão Para Cartonagem aqui

Embora seja possível utilizar tecido sem ser 100% algodão, eu não recomendo que você inicie o seu aprendizado na cartonagem usando tecidos sintéticos, mesmo que em partes.

O ideal é utilizar o tecido 100% algodão, um tricoline por exemplo. No futuro, quando você já tiver bastante habilidade poderá se arriscar pela técnica usando tecidos sintéticos.

E para juntar tudo isso, tecido com papelão e as partes de papelão usamos a cola PVA ou cola branca como é chamada normalmente (Cascorez). Também utilizamos para auxiliar a montagem a fita crepe e papel craft ou sulfite.

Peça de cartonagem sendo preparada para se unir a outra parte

Um dos materiais que na minha opinião traz mais resultado para quem está começando na cartonagem são os Kits. Kit para cartonagem garante que a suas primeiras peças tenham um acabamento superior e com isso um resultado final que irá te agradar.

A chance de uma peça cortada na mão por uma pessoa que está aprendendo ter defeitos é muito grande e por consequência o resultado final pode ser ruim e defeituoso. Além disso, com certeza o cortar papelão é a tarefa mais difícil, perigosa e chata da cartonagem e não aconselho ser feita logo no início do aprendizado com a pena de você perder o gosto por uma atividade tão linda e divertida.

Um outro ponto importantíssimo do kit de cartonagem é que ele te dá larga escala de produção. Se por exemplo você recebe uma encomenda de 100 caixas de lembrancinhas, vai necessitar de muito dias (preciosos) para entregar a encomenda já que o corte demanda muito trabalho. Com os kits você recebe os cortes prontos e cuida do revestimento e montagem da caixa, ou seja, da parte legal de fazer cartonagem e ganha mais tempo para atender o próximo cliente.

Desta forma suas peças sempre serão mais perfeitas, mais rápidas, e até mais baratas do que a da concorrência resultando em mais vendas.

Como Fazer Caixa de Cartonagem

A Caixa em Cartonagem é uma das etapas do aprendizado da cartonagem e seguramente você poderá dizer que sabe fazer cartonagem quando dominar projetar e confeccionar suas próprias caixas.

A melhor maneira de conseguir isso é aprendendo bem os fundamentos anteriores como o revestimento, a montagem e principalmente as medidas e os encaixes de cada peça que você monta.

A grande questão é quanto tempo você vai demorar para atingir o conhecimento necessário para dominar a técnica a ponto de projetar as suas peças? Existe duas maneiras:

Você pode tentar e errar, e tentar novamente e vai fazendo isso pelo tempo que for necessário. Deste modo você até deve conseguir, mas seguramente você vai perder muito tempo e a qualidade do seu trabalho pode não ser a das melhores.
Você pode optar por aprender da forma correta, usando a experiência de pessoas que já passaram pelo que você está passando, um mentor que domina a técnica e pode te mostrar o caminho mais curtos e certo para o resultado de sucesso, o acabamento perfeito daquela peça que encanta a todos a sua volta.
Esta segunda vai te trazer resultados imediatos e o melhor você vai aprender certo e de uma única vez.

Para isso eu tenho um treinamento que é feito para quem está começando, que deseja dar os primeiros passos na cartonagem, é o Curso de Cartonagem Primeiros Passos.

O Programa Cartonagem Sem Igual Primeiros Passos, é a melhor opção para ter os primeiros bons resultados com a cartonagem! Este programa é voltado para quem está começando na cartonagem e precisa obter resultados rápidos, seja para se divertir ou ter renda extra. Você vai aprender cartonagem de uma forma fácil e divertida, para você projetar e fazer em poucos dias as suas primeiras peças, com o acabamento perfeito.

Conheça o Curso de Cartonagem Primeiros Passos aqui

Aqui neste vídeo eu mostro várias opções de peças e apresento os níveis de aprendizado.

Assim fica mais fácil pra você identificar o que já pode fazer hoje mesmo.

Assista a aula e comece a se aventurar no mundo da cartonagem!!!!

Agora eu gostaria de saber de você, o que achou de tudo que te apresentei

Eu espero seu comentário abaixo, eu adoro ler.

bj

Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima