Como Fazer Caixa Livro?

caixa livro em cartonagem

Como Fazer Caixa Livro?

Caixa Livro é o modelo mais comum e clássico da cartonagem. É conhecida também como caixa francesa (sinceramente, não sei o motivo, se você souber, comenta aqui embaixo).

Tem esse nome porque a caixa fica dentro de uma estrutura que lembra as capas e a lombada de um livro.

É uma das peças mais versáteis da cartonagem, pois pode ser feita sob medida para qualquer projeto, em muitos tamanhos, além de ser possível colocar diferentes tipos de fechos, como mostro neste post

O que é Cartonagem?

Fechamento de Caixa Livro – Exemplos Clique Aqui.

A Cartonagem ou Cartonagem Artesanal é uma técnica de artesanato que usa o papelão cinza ou cartão cinza, tecido e cola para fazer as mais diversas peças com um resultado sofisticado e muito valorizado, trata-se de um excelente artesanato para vender e presentear..

Aproveite!

Com certeza, a peça mais tradicional e famosa na cartonagem é a caixa livro que faz parte do grupo das caixas de cartonagem, mas também é possível confeccionar maleta de cartonagem, frasqueiras, carteira de cartonagembolsa cartonagem, fichário, álbum, bloquinhos, organizadores de gavetas, porta trecos, calendário (aula aqui), quadro e porta recado, porta chaves…. Letras 3D e pensa que acabou? Com treino e técnica e dá para fazer o que você imaginar.

E nesta aula você vai aprender a fazer uma linda caixa livro em cartonagem! Antes de começarmos a colocar a mão na massa, vou passar algumas informações importantes pra você…

Material Para Cartonagem

Os materiais para cartonagem são bem simples, basicamente papelão cinza ou papelão holler como é conhecido, cola branca do tipo PVA e o tecido 100% algodão.

Quando se fala de cartonagem sempre vem a pergunta: qual papel usar para cartonagem?

papelão cinza tem o nome técnico de Cartão Cinza, mas se tornou muito conhecido por Papel Holler ou Papelão Holler que é o nome do Fabricante do material (Embora o nome correto do fabricante seja Hörlle ou seja deveria ser Papel Horlle)

Ele é encontrado em diversas medidas e espessuras e dependendo do tipo de trabalho ou peça que se deseja fazer ele pode mudar de espessura. Eu tenho uma aula onde explico os tipos de papelão, onde você pode encontrar e comprar, quais as espessuras existentes e quando você utiliza cada uma delas

Veja a aula sobre Papelão Para Cartonagem aqui

Embora seja possível utilizar tecido sem ser 100% algodão, eu não recomendo que você inicie o seu aprendizado na cartonagem usando tecidos sintéticos, mesmo que em partes.

O ideal é utilizar o tecido 100% algodão, um tricoline por exemplo. No futuro, quando você já tiver bastante habilidade poderá se arriscar pela técnica usando tecidos sintéticos.

E para juntar tudo isso, tecido com papelão e as partes de papelão usamos a cola PVA ou cola branca como é chamada normalmente (Cascorez). Também utilizamos para auxiliar a montagem a fita crepe e papel craft ou sulfite.

Nesta aula, além de aprender a fazer uma caixa livro, dei uma super dica de como combinar tecidos e cores! Incrível, né?

Baixe o Passo a Passo da Chá com 6 Divisórias Clicando Aqui

Baixe o Passo a Passo da Biju G Clicando Aqui

Baixe o Passo a Passo Lembrancinha para Convidados 8×8 Clicando Aqui

Baixe o Passo a Passo Caixa Para 2 Bombons Clicando Aqui

Kit de cartonagem para iniciante

Um dos materiais que na minha opinião traz mais resultado para quem está começando na cartonagem são os Kits. Kit para cartonagem garante que a suas primeiras peças tenham um acabamento superior e com isso um resultado final que irá te agradar.

Essa opção vai te ajudar muito… Eu recomendo fortemente para quem está iniciando na cartonagem para usar o kit de cartonagem iniciante para começar, já que cortar o papelão não é o melhor para o primeiro aprendizado na cartonagem assim, se você utilizar os kits de cartonagem pelo menos no começo, vai aproveitar muito mais o seu aprendizado e no futuro, no momento certo, você vai aprender a cortar seus próprios kits.

Em nossa loja você encontra os melhores Kits de Cartonagem

A chance de uma peça cortada na mão por uma pessoa que está aprendendo ter defeitos é muito grande e por consequência o resultado final pode ser ruim e defeituoso. Além disso, com certeza o cortar papelão é a tarefa mais difícil, perigosa e chata da cartonagem e não aconselho ser feita logo no início do aprendizado com a pena de você perder o gosto por uma atividade tão linda e divertida.

Um outro ponto importantíssimo do kit de cartonagem é que ele te dá larga escala de produção. Se por exemplo você recebe uma encomenda de 100 caixas de lembrancinhas, vai necessitar de muito dias (preciosos) para entregar a encomenda já que o corte demanda muito trabalho. Com os kits você recebe os cortes prontos e cuida do revestimento e montagem da caixa, ou seja, da parte legal de fazer cartonagem e ganha mais tempo para atender o próximo cliente.

Desta forma suas peças sempre serão mais perfeitas, mais rápidas, e até mais baratas do que a da concorrência resultando em mais vendas.

CAIXA LIVRO – Caixa para 2 bombons pct. com 10
https://www.semigual.com/kits/caixas-c-81/caixa-p-2-bombons-pct-com-10-unidades-kit

Ferramentas para Cartonagem

KIT BÁSICO
https://www.semigual.com/ferramentas/kit-basico

FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA CARTONAGEM – KIT CARTONAGEM C/ 6 Pcs
https://www.semigual.com/ferramentas/essencial

FERRAMENTAS PARA CARTONAGEM SEM IGUAL – KIT INICIANTE 9 Pcs
https://www.semigual.com/ferramentas/kit-ferramentas-para-cartonagem-iniciante

ROLINHO PIGMEU
https://www.semigual.com/rolinho-pigmeu-espuma-para-artesanato

DOBRADEIRA DE TEFLON
https://www.semigual.com/ferramentas/dobradeiras/dobradeira-t-e-f-l-o-n

Se você deseja aprender Cartonagem de Verdade e conhecer todos os nossos segredos, agora você tem tudo isso num único lugar. A Sem Igual Artesanato tem Melhor Curso online de Cartonagem para você que está começando, ou quer se especializar.

O curso online de Cartonagem Primeiros Passos 2.0 é a forma mais rápida para aprender cartonagem. Neste curso de cartonagem passo a passo você aprende: o que é cartonagem, como manusear o material para cartonagem, como cortar o papelão, como fazer uma caixa de cartonagem, como fazer artesanato bem feito em tecido, como fazer cartonagem, como ganhar dinheiro e ter uma renda extra fazendo cartonagem e todos os segredos que ninguém conta.

Além disso, conta com cupons de desconto exclusivos para compras em nossa loja e tem suas dúvidas esclarecidas por nossa equipe de suporte!!

Clique Aqui e Conheça o Curso de Cartonagem Que te Ensina de Verdade

O curso online foi desenvolvido para ensinar cartonagem para iniciantes, tudo organizado passo a passo seguindo o método de ensino da Sem Igual com Heloisa Gimenes.

Neste curso, você aprenderá 10 peças que irão fazer você se apaixonar ainda mais pela cartonagem, e isso será só o começo, você poderá aplicar todos os conceitos em outras peças que desejar fazer! Tudo isso de forma leve e divertida, seguindo o método de ensino da Sem Igual e o jeito próprio e consagrado que a Heloísa tem de ensinar!

O mais importante é que você irá aprender vários conceitos em cada peça e poderá aplicá-los em qualquer outra peça que desejar fazer.

O Curso foi desenvolvido e montado para você aprender de maneira super divertida e de modo gradativo. Você vai perceber que através deste método todo mundo pode fazer Cartonagem com perfeição e domínio da técnica.

O curso foi dividido em módulos, tudo organizado para que você possa começar a aprender do zero e ir aumentando o grau de dificuldade em cada nova peça. Em cada módulo será explorado os conceitos da cartonagem de forma muito didática e passo a passo.

E quem sou eu pra te ensinar tudo isso??? 🙂

Sou Heloísa Gimenes e sempre gostei muito de artesanato. No começo eu montava bijuterias com minha mãe, ainda quando moravam em São Paulo. Com o passar dos anos as técnicas foram mudando, fiz velas artesanais, e cheguei na apaixonante Cartonagem.

Assim que conheci a cartonagem me apaixonei totalmente, realmente foi algo que nunca havia sentido antes… Foi bem na época em que eu estava desempregada com a sua filha mais velha a Vitória com 1 ano, meados de 2010. 

Depois da descoberta e aperfeiçoamento da técnica, eu criei inúmeros projetos novos em cartonagem fui convidada para participar de vários programas de TV, onde conseguir expor minha forma simples de fazer cartonagem.

A partir desse momento, muitas pessoas se identificaram muito com a forma como eu ensinava a fazer cartonagem, recebi muitos pedidos para montar um curso online pra ensinar tudo o que eu havia aprendido até então… Em 2013 a Sem Igual, empresa que ajudei a fundar, inaugurou sua própria plataforma de Cursos Online e hoje conta com mais de 1.300 alunos em 16 países. 

O negócio que começou quando eu estava desempregada, hoje já conta com 3 colaboradores além dos seus dois sócios, a Heloísa e o Gustavo. Uma empresa familiar que ajuda milhares de famílias a melhorem suas vidas e alcançarem os seus sonhos através da Cartonagem!

Olhe só o que nossos alunos falam dos nossos cursos online:

“Estou aprendendo muitoooooo e quando termino fico muito feliz de ter conseguido porque a Heloísa não esconde nada de nós kkkk por isso o próprio nome diz Sem Igual!” – Aluno Jorge Souza

“Sem dúvidas suas dicas e da Helô engrandecem o curso. Depois que conheci a “Sem Igual” não adianta tentar adquirir outro curso, não conseguirei adaptar aos métodos. Grata pela paciência, tolerância e dedicação da equipe Sem Igual.” – Aluna Andressa Gobbi e Melo

“Amei! Essa Helô! Quando a gente pensa que aprendeu de tudo vem a Helô com mais uma dica. Estou amando o curso, valeu a pena. Obrigada pessoal da Sem Igual!” – Aluna Raquel de Moraes Silva

Como ganhar dinheiro fazendo artesanato?

Existem várias coisas que nós arteiras e arteiros gostamos de fazer e muitas vezes são habilidades que só a gente tem! E sempre que a gente mostra as nossas criações para os amigos, todo mundo gosta, elogia bastante e muitas vezes a gente escuta: “Você pega Encomenda?”.

Daí sempre vem aquela dúvida… será que está bom o suficiente para eu vender? Fazer artesanato por hobby é uma coisa, mas fazer pra vender é outra bem diferente! Essas questões costumam passar pela nossa cabeça, eu sei bem o que é isso.

Na dúvida a gente faz a peça e dá de presente pra pessoa que gostou. Porque assim a gente não passa pelo stress de passar o preço e o cliente achar caro! Você já passou por isso? (coloca sua resposta lá nos comentários)

Claro que no começo eu também passei por isso, achava mais fácil dar de presente do que vender. Depois de passar muitos perrengues e constrangimentos, fui estudar sobre negócios e me capacitar pra poder saber como agir nessas situações… porque quando a gente quer ganhar dinheiro com artesanato precisa saber como agir e ter algumas ideias criativas na manga.

Conheça a Academia Sem Igual de Negóciosclique aqui. Na Academia Sem Igual você vai conhecer todos os macetes de uma negociação e nunca mais ficará insegura.

Espero que você aproveite muito o que está vendo aqui e possa aproveitar essa oportunidade de seguir aprendendo cada vez mais! Se tiver alguma dúvida pode nos chamar no whatsapp 11 97231-4141 ou Clicando aqui.

Siga a gente nas redes sociais:

Instagram @SemIgualart

Facebook @SemIgualart

Youtube: Sem Igual Artesanato 

Obrigada,

Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima