Capa de Caderno Personalizada Com Tecido

caderno personalizado capa personalizada

Cadernos Personalizados

Opa, aqui é o Gustavo e o que eu vou te falar hoje sempre esteve presente na minha vida, assim como acredito que até hoje está presente na vida de todos, a Capa de caderno personalizada.

Todo mundo já teve vários cadernos e de vários tipos. Quando a gente é criança são os de desenho, depois começamos a escrever e vem os cadernos com pauta, logo em seguida os “temidos” (ou chatos mesmo) de caligrafia. Junto com todos eles as capas para manter eles em condição de uso até o fim do ano.

Quase sempre a minha capa não era igual a do meu colega, isso porque minha mãe tinha o jeito dela de fazer capa. De longe, quando via minha capa já sabia que era o meu caderno e isso já era uma forma de personalizar caderno e eu nem sabia.

Quando ficamos mais velhos, adolescentes, entramos naquela fase que desejamos ser exclusivos, diferentes mesmo, mas sem deixar de ser arrojados, nas moda. Com isso eu mesmo comecei a fazer minhas capas, e nessa época os cadernos já eram cadernos universitários.

Eu desmontava a capa, comprava revistas de surf, recortava os símbolos de marcas conhecidas, paisagens com surfistas em ondas gigantes e lógico mulheres bonitas. Eu mesmo montava a minha capa, depois revestia tudo com contact e tinha uma capa personalizada, super bonita, e que todos desejavam.

Eu via isso se repetir com vários amigos, cada um no seu estilo, as meninas com muito rosa, corações e flores.

Nesta época eu jamais pensava que ia ter contato com a técnica da cartonagem artesanal e todas as possibilidades que a cartonagem pode proporcionar para um artista criativo. Como hoje isso é possível, eu juntamente com a Heloísa Gimenes vamos te mostrar como personalizar cadernos utilizando a técnica de cartonagem passo a passo.

Como Fazer Caderno Personalizado

Fazer uma capa de caderno personalizada utilizando a cartonagem é muito fácil. E mesmo que neste instante você discorde de mim, ao ler tudo que eu estou te apresentando aqui juntamente com a aula de cartonagem que a Heloísa vai te apresentar no vídeo vai ver que é muito fácil personalizar capa de caderno.

heloisa gimenes segurando o caderno que vai personalizar

Nesta aula nós vamos fazer a capa de caderno de tecido e você vai se surpreender com o resultado.

Existem várias formas para fazer capas para caderno personalizada aqui nós vamos mostrar como fazer capa de caderno com caderno espiral do tipo universitário. O mesmo se aplica a cadernos espiral pequenos, ou até agendas e cadernos que ganhamos de brinde, se for de espiral o processo é o mesmo.

caderno espiral e capa dura para personalizar

Existem várias formas para fazer capas para caderno personalizada aqui nós vamos mostrar como fazer capa de caderno com caderno espiral do tipo universitário. O mesmo se aplica a cadernos espiral pequenos, ou até agendas e cadernos que ganhamos de brinde, se for de espiral o processo é o mesmo.

O processo baseia-se em desmontar o espiral do caderno, separar a capa e contracapa e utilizarmos as técnicas de cartonagem para revestir a capa do caderno tornando um novo caderno que em nada vai lembrar o inicial.

Como Customizar Cadernos

Para deixar os cadernos customizados nós acrescentamos alguns itens que não existiam no caderno melhorando a apresentação e a utilidade do caderno para quem vai usá-lo. Logicamente isso aumenta muito o valor agregado e melhora a apresentação do caderno original.

Itens de customização ajudam na personalização pois tornam únicas as peças produzidas.

Nesta aula nós vamos acrescentar um bolso plástico, um marcador de página e um bolso na contra capa e pela parte externa uma Tag de papel.

Caderno Personalizado | Materiais

Os materiais para o caderno personalizado são muito simples, é o mesmo material para cartonagem que qualquer artesã tem em casa. Nesta aula foi usado papel de scrap e um retalho de tecido de algodão para personalizar as capas.

Ferramentas para cartonagem e artesanato Para o revestimento interno usamos o papel cartão revestido com tecido de algodão. E pra deixar tudo no lugar usamos a cola branca sem diluição.

As ferramentas utilizadas foram as ferramentas para cartonagem, estilete, régua de aço, cortador circular (que você pode substituir pela tesoura), espátula plástica, rolinho de espuma, a cantoneira e dobradeira.

Lista de Materiais:

  • Caderno de Espiral;
  • 2 Cortes de tecido estampado com 25x35cm;
  • 2 cortes de tecido para fazer o composê com 20x30cm;
  • 2 cortes de papel cartão com 27x18cm;
  • 1 folha de scrap ou sulfite colorido;
  • 1 pasta ‘L’ para o bolso plástico;
  • 1 fita de gorgurão para fazer o marcador de página;
  • sulfite para laminação do tecido;
  • alicate vazador;
  • furador de scrap para tag;
  • alicate de bico fino para abrir o espiral;

Neste post você vai encontrar mais informações sobre ferramentas para cartonagemclique aqui pra ler o post.

Nesta aula você aprendeu como fazer capa de caderno de tecido, mas caso você queira fazer o revestimento com papel, poderá usar o próprio papel de scrap eles têm combinações incríveis e próprias para isso. E você pode fazer cadernos lindos usando estes e outros materiais.

Você pode usar tudo que aprendeu sobre como customizar cadernos para ganhar algum dinheiro extra… Foram usados materiais bem simples e baratos e você pode vender um caderno personalizado destes por pelo menos R$ 49,00 e terá um ótimo lucro com a venda.

É bem fácil fazer capa de caderno com estes materiais e personalizar de acordo com a vontade do seu cliente, e ele terá algo exclusivo que ninguém tem igual!

Como Fazer Capa de Caderno

Na aula foi feita uma linda capa de caderno em tecido o processo é muito simples. O primeiro passo é retirar o espiral com cuidado e reservar. Se quiser customizar ainda mais, poderá pintar o espiral usando tinta spray para metal, fica bem legal.

Então vamos começar a fazer a capa de tecido para caderno??? Está pronta pra colocar a mão na massa e aprender como fazer caderno personalizado???

Comece pela capa traseira do caderno, assim você já vai ter um pouco mais de experiência na hora que for fazer a capa da frente! #ficaadica

Capas de cadernos personalizados com a técnica de cartonagem

Na aula foi feita uma linda capa de caderno em tecido o processo é muito simples. O primeiro passo é retirar o espiral com cuidado e reservar. Se quiser customizar ainda mais, poderá pintar o espiral usando tinta spray para metal, fica bem legal.

Então vamos começar a fazer a capa de tecido para caderno??? Está pronta pra colocar a mão na massa e aprender como fazer caderno personalizado???

Comece pela capa traseira do caderno, assim você já vai ter um pouco mais de experiência na hora que for fazer a capa da frente! #ficaadica

Foi usado papel de scrap onde tem os furinhos do espiral porque o tecido pode desfiar quando usamos o furador. Comece colando a tira de papel a 5 cm da borda, tire o excesso do papel nas diagonais usando a cantoneira fio de cabelo e vire o papel e cole fazendo o arremate. Repita este passo na capa da frente do caderno.

Agora chegou a hora de mexer com o tecido, use um papel sulfite para laminar o tecido, que nada mais é do que colar o tecido no papel. É importante este processo para que você consiga fazer a bainha no tecido e revestir o caderno deixando um acabamento perfeito! A bainha terá 1 cm, vire e cole. Repita o processo para o tecido da capa da frente.

Pegue a capa de trás e cole o tecido a 4 cm da borda, deixando 2 cm dos outros 3 lados que servirão para arrematar. Faça as diagonais usando a cantoneira fio de cabelo ou tesoura, passe cola e vire os 3 lados. Repita este processo da capa da frente.

Parabéns suas capas já estão lindonas!!!

Neste momento acho que já vale você compartilhar este post, ao lado esquerdo tem a barra de compartilhamento, escolha a sua rede social e mostre para todo mundo que você é artista.

O revestimento interno das capas foi feito usando o papel cartão revestido com tecido. Corte o tecido deixando 2 cm de todos os lados, use a cantoneira nos 4 cantos, passe cola no papel cartão e vire o tecido para fazer o arremate dos 4 lados. Repita o processo no revestimento da capa da frente.

Se quiser fazer o bolso interno, basta cortar um retalho do mesmo papel cartão, revestir e fazer o arremate somente na parte de cima, deixando as 3 laterais sem arrematar. Alinhe pela parte de baixo, o revestimento interno com o bolso e passe cola e vire o tecido pra trás do revestimento interno.

Pronto, você já tem o bolso interno! E já aprendeu como personalizar caderno e isso é lindo!!!!

Curso de Cartonagem Sem Igual com Heloísa Gimenes

 

Você pode colocar um marcador de páginas usando uma fita de cetim ou gorgurão, cole na capa traseira na emenda do papel com o tecido, antes de colar o acabamento interno.

Pra finalizar as capas é a hora de colar o acabamento interno, passe cola em todo avesso do papel cartão e cole nas capas.

Deixe secar sob um peso para que as capas não fiquem empenadas, pode deixar por 30 minutos.

Um Caderno Que Alegra

Enquanto espera secar, sinta a sensação boa de fazer algo legal, diferente e útil… tenho certeza que quando você pesquisou no Google como fazer uma capa de caderno nunca imaginou que se sentiria tão bem quando terminasse o trabalho! Deixe um comentário aqui embaixo, vou adorar ler!

Depois de seco, basta abrir os furinhos usando o alicate vazador, é um pouco trabalhoso mas com paciência e dedicação tudo valerá a pena no final!

Caso você queira usar a pasta ‘L’ como bolso plástico, use a capa do caderno como gabarito pra fazer os furinhos e refilar o excesso do plástico pra que ela fique do tamanho da capa.

Chegou a hora de finalizar seu caderno.

Pegue o miolo das folhas, a pasta L já furada e as capas prontas, e volte o espiral no lugar. Você pode encontrar um pouquinho de dificuldade pra encaixar o espiral no começo. Não se desespere, vá com calma que ele se acomoda e encaixa perfeitamente no lugar.

Com o alicate refaça a laçada do arame para que o espiral não escape do caderno.

Fizemos vários cadernos customizados usando tecidos diferentes e motivos variados. Você pode fazer capas personalizadas para caderno de assinatura, cadernos de mensagem, caderno da gratidão, livro de presença e muito mais… usando essa mesma técnica! Aqui a gente te mostrou uma ideia de como personalizar cadernos e você pode explorar ainda mais este mundo maravilhoso!

Tenho certeza que você está muito feliz com o seu novo caderno e com a aula de como fazer capa de caderno com tecido.

No vídeo abaixo eu apresento todo o passo a passo no detalhe para você fazer o seu caderno:

capa de caderno personalizada com a técnica de cartonagem

Caderno Espiral

Caderno Espiral é aquele caderno onde as folhas ficam presas pelo arame enrolado como uma mola. O espiral pode ser de plástico também e tem em várias cores diferentes.

Usamos este caderno espiral porque a furação é redonda, o que faz ser mais fácil de ou seja, conseguimos usar o alicate vazador para abrir os furos na capa.

Outro tipo de encadernação muito utilizada em cadernos são os wire-o. O sistema de encadernação wire-o é uma evolução do processo de encadernação em espiral. Utiliza garras metálicas em duplo anel.

O wire-o é vendido em lojas mais especializadas de encadernação e é necessário uma máquina específica para fechar as garras. Normalmente o furo para este tipo de encadernação é quadrado, o que dificulta bastante a personalização, porque precisaremos da máquina própria para abrir os furinhos quadrados.

Quando for escolher seu caderno observe este detalhe da furação, é bem importante.

Mas o mais importante de tudo é você fazer o seu caderno!!! Colocar a mão na massa e produzir peças lindas e úteis!

Depois que fizer o seu caderno, posta foto no Instagram pra gente ver, coloque a #semigualart pra gente te achar, vou adorar ver o seu caderno novo!

Agora você deve estar se perguntando: “E agora acabou? Quero aprender mais sobre cartonagem com você, como eu faço?”

Pensando em pessoas como você, que quer se desenvolver, está cansada de informações desconectadas no YouTube e deseja aprender de forma leve e organizada, nós criamos o Curso de Cartonagem Sem Igual Primeiros Passos!

Conheça Aqui o Curso de Cartonagem Que te Ensina de Verdade

Neste curso a Heloisa ensina 10 peças lindas, todas com aquele detalhe charmoso que só Sem Igual pode proporcionar pra você.

No link acima você encontrará a página onde está tudo explicado detalhadamente, o que contém no curso, fotos das peças e condições de pagamento! Está lá também, os bônus e a garantia!

Caso você tenha alguma dúvida com relação ao curso ou tenha alguma dificuldade em fazer sua inscrição, basta nos enviar um Whatsapp no (11)97231-4141 que a gente te ajuda a finalizar sua inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima