Papel Holler, Papel Cinza, o Papelão Para Cartonagem

Papelão cinza Para Cartonagem

Papel Cinza, o Papelão Para Cartonagem

Neste post eu vou apresentar tudo o que você precisa saber sobre o papel holler ou cinza, o papelão para cartonagem.

Acima de tudo nós tentamos reunir o máximo de informações sobre o tema para que este post se torne um “livro de referência” para você. Quando você precisar, basta vir consultá-lo.

Você terá a oportunidade de conhecer várias informações técnicas, dicas de uso, onde encontrar, produtos similares e muito mais.

Para tornar mais fácil a sua navegação e acesso você pode usar o índice abaixo e avançar diretamente para o tópico que desejar. Mas acredito de verdade que toda a informação apresentada aqui é de extrema importância para você.

 

Pule Para:

1. Papel Cinza, o Papelão Para Cartonagem2. Papelão Hörlle3. Papelão Cinza4. Sentido da Fibra do Papelão5. Papelão Branco Para Cartonagem6. Papel Para Cartonagem Colorido7. Papel Para Cartonagem Gramatura8. Papelão Para Cartonagem – Aula em Vídeo9. Papel para cartonagem onde comprar?10. Outros tipos de papel para cartonagem11. Qual Papelao Usar Para Cartonagem12. Como Cortar o Papelão Para Cartonagem

A primeira coisa que você deve saber, é que o papelão da cartonagem tem muitos nomes e também é chamado de “papel para cartonagem”. Dessa forma você encontrará as duas nomenclaturas, papel e papelão, seja como for, estamos falando do mesmo produto.

O papelão é o material base para se trabalhar com cartonagem artesanal juntamente com a cola branca PVA(link post) e o tecido(link post).

Em seguida nós vamos falar das características, do produto, as variações que existem, onde e quando são aplicadas, como cortar, onde encontrar e muito mais.

 

Papel holler / Papelão Hörlle

Você já deve ter observado que também é muito comum ver o papelão ser chamado de holler. Isso frequentemente ocorre porque a Indústria de Papelão Hӧrlle é um dos principais fabricantes e fornecedores deste material no Brasil. Em sintese, assim como as marcas Gillette, Danone e Bombril, Hӧrlle acabou virando o nome do produto “Cartão Cinza”.

O interessante é que ainda assim existe uma diferença entre o nome da indústria que é Hӧrlle e a forma que o mercado chama, holler. Então você encontrará o mesmo produto sendo chamado de holler e de Hӧrlle.

Agora você já pode perceber que existe uma variedade de derivações do nome do produto no mercado. Papel, papelão, cartão, cinza, holler, Hӧrlle.

Você acha que acabou por aí? Pode ter certeza que não.

 

Papelão Cinza

O nome técnico do papelão usado na cartonagem é Cartão Cinza. Este é o nome que os fabricantes usam para descrever o produto. Quando você pega ele na mão é fácil entender porque ele ganhou este nome, ele é exatamente assim.

Visualmente se parece muito com uma placa de MDF, bem rígida e firme. É um papelão maciço e com a espessura acentuada em relação ao que se espera de uma “folha de papel”.

Normalmente é possível encontrá-lo na indústria em duas medidas mais comuns:

  • 1,04m x 0,86m
  • 1,00m x 0,80m
  • 0,86m x 1,04m
  • 0,80m x 1,00m
Papel Holler, Papel Cinza Para Cartonagem

Sentido da Fibra do Papelão

Ao observar a lista acima, pode parecer estranho as medidas se repetirem com os valores trocados de posição, mas indica que são produtos diferentes. Isso acontece em virtude do posicionamento do sentido da fibra do papelão em relação à fabricação.

Usualmente a fibra está na direção da maior medida. Embora seja mais difícil, é possível encontrar o papelão com a fibra no sentido da menor dimensão da chapa.

Na cartonagem, saber o posicionamento da fibra do papelão é essencial para você conseguir atingir os objetivos que deseja para uma peça.

Com certeza este é um tema para um post completo que em breve nós disponibilizaremos aqui no Blog para você.

 

Papelão Branco Para Cartonagem

Uma variação do papelão cinza mais comum é o papelão de face branca. Trata-se do mesmo produto “cartão cinza” com a aplicação de papel offset branco em uma face ou nas duas faces.

Essa aplicação de papel offset melhora a qualidade de acabamento da superfície e pode ser muito útil como alternativa para evitar o revestimento em uma das faces de suas peças. 

Combina muito com o revestimento da cartonagem com papel e é bom para produção de peças comerciais e corporativas que não exigem sofisticação e acabamentos com mais luxo.

Papelão Para Cartonagem Face Branca Papelão Para Cartonagrm Colorido

Papel Para Cartonagem Colorido

É possível encontrar o Cartão Colorido. A Hӧrlle fábrica o cartão com uma ou duas faces coloridas. Como na cartonagem, nós revestimos as peças, não faz muito sentido utilizar o papelão colorido.

Assim como o papelão de face branca, o papelão colorido pode ser usado na cartonagem com papel, para facilitar o trabalho evitando o revestimento interno por exemplo. 

O Papelão colorido é mais usado em embalagens especiais, capas de cadernos, livros, agendas e outros afins. Composição de malas, estofados, displays publicitários, calendários, brinquedos (quebra cabeça), brindes em geral e outros usos diversos.

 

Papel Para Cartonagem Gramatura

Quando falamos em gramatura do papelão, Indiretamente estamos falando da espessura do papelão. Isso porque a gramatura é uma unidade de medida que representa o massa/m2 de material e é apresentada normalmente em g/m2 (gramas dividido por metro quadrado).

Considerando que o material é uniforme, e a medida da chapa é sempre a mesma, quando a gramatura aumenta, a espessura necessariamente aumenta junto.

E nessa história, o que nos interessa é saber qual a espessura do papelão que estamos trabalhando.  Essa informação é importante porque para cada tipo de trabalho é recomendado uma espessura de papelão para cartonagem.

O fabricante produz o papelão com espessuras entre 0,55m a 5,5mm.

Os mais usados na cartonagem são os de espessuras 1,9mm e 2,3mm. Também utilizamos espessuras de 1,00mm e de 2,8mm.
Abaixo você pode ver as espessuras fabricadas pela Indústria de Papelão Horlle: Papel Para Cartonagem Gramatura - Tabela Hörlle

Papelão Para Cartonagem e Encadernação – Aula em Vídeo

Abaixo você pode aproveitar a aula que a Helô gravou explicando detalhadamente os tópicos que você encontra neste post:

Papel para cartonagem onde comprar?

Você pode encontrar o papelão para cartonagem em nossa loja virtual SemIgual.com.

Nós fornecemos o papelão em dois formatos para facilitar a entrega até você. Enviamos esse produto para todo o Brasil.entregamos o produto em todo 

Algumas lojas especializadas em papéis também comercializam o produto.

 

Compre o Seu Papelão Para Cartonagem Aqui

Outros tipos de papel para cartonagem

Embora o melhor material para fazer cartonagem seja o papelão cinza, a gente sabe que às vezes é difícil encontrar para comprar perto de você.

Para combater essa dificuldade as pessoas acabam utilizando outros tipos de papelão. A seguir eu vou falar das possibilidades e características de cada tipo.

 

Papelão Paraná para cartonagem

É um produto bem menos rígido do que o papelão cinza. Também é mais poroso e flexível.

É muito utilizado na confecção de apoio de copos, as chamadas bolachas de chopp.

Produto industrializado a partir da madeira de pinus e água em processos automatizados ou de rancho em sua forma natural, ou seja, sem alterações em seu acabamento. Em sua composição se torna semelhante ao papelão cinza. Entretanto, sua fabricação utiliza fibras virgens, em várias camadas. A cor mais amarelada do produto provém dos materiais utilizados em sua confecção. Apresenta as características de ser mais fibroso, poroso, tem uma textura menos lisa e enverga com muita mais facilidade.

 

Papelao Couro para cartonagem

É bastante rígido. Mais difícil de cortar do que o papelão cinza, e normalmente encontramos em espessuras inferiores. Utiliza matéria prima virgem para sua fabricação..

O papel couro é um material de grande resistência permitindo uma ampla aplicação do em diversos setores das indústrias.

É composto de matérias primas de fontes renováveis, não utilizando material reciclado. Uma das características do papel couro é a alta resistência e estabilidade, que permitem diversas aplicações.

É muito utilizado nas Indústria calçadista, artefatos de papelão, Indústria moveleira e de fogos de artifício. Você pode conhecer um pouco mais do papelão couro no site do fabricante.
Pode funcionar para cartonagem em peças pequenas.

 

Papelão Ondulado

O papelão ondulado não é o indicado para a cartonagem, mas caso seja um teste ou suas primeiras peças como teste, pode dar um resultado aceitável.

É o papelão da caixa de embalagem. Se você utilizar o papelão micro ondulado é possível obter um melhor resultado. O papelão microndulado é mais resistente.

Você encontra o papelão micro ondulado em caixas de eletrônicos como impressoras e outros.

Qual Papelao Usar Para Cartonagem

Embora o melhor material para fazer cartonagem seja o papelão cinza, a gente sabe que às vezes é difícil encontrar para comprar perto de você.

 

 

Como Cortar o Papelao Para Cartonagem

Embora o melhor material para fazer cartonagem seja o papelão cinza, a gente sabe que às vezes é difícil encontrar para comprar perto de você.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima